domingo, 30 de agosto de 2020

Semob implanta binário para dar maior fluidez ao trânsito no Castelo Branco

O Projeto Caminho Livre da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua sendo executado em vários pontos da cidade. A partir da próxima quinta-feira (19), será implantado um binário no bairro Castelo Branco, alterando a circulação do tráfego na Avenida Presidente Castelo Branco e na Rua Matos Cardoso (ver mapa na matéria). O objetivo da intervenção é proporcionar maior fluidez com segurança aos pedestres e motoristas, reduzindo os conflitos nessa área. Vejam nessa matéria e entendam melhor como funcionará o binário do Castelo Branco, e vejam o mapa na íntegra de como ficará a partir dessa quinta-feira!

A Avenida Presidente Castelo Branco passa a ter o tráfego circulando em mão única em toda sua extensão, sentido Epitácio/UFPB. O trânsito no sentido UFPB/Epitácio será também mão única da Avenida Delmiro A. Diniz, seguindo pela Rua Matos Cardoso até encontrar-se novamente com a Avenida Castelo Branco.
Para entender melhor – Os condutores de veículos que circulam pelo bairro Castelo Branco terão uma nova via de acesso no sentido UFPB/Epitácio. A Rua Matos Cardoso foi totalmente asfaltada e sinalizada e vai formar um binário com a Avenida Presidente Castelo Branco, principal do bairro, que terá a sua circulação (mão-dupla) alterada para mão-única, no sentido Epitácio/UFPB, a partir do trecho final da Matos Cardoso encontro com a Presidente Castelo Branco (antigo posto de gasolina). A Rua Matos Cardoso também vai ter a sua circulação alterada de mão-dupla para mão-única, no sentido UFPB/Epitácio.
Os veículos que vêm da UFPB em direção à Epitácio e bairros da Zona Norte terão que seguir pela Avenida Delmiro A. Diniz, entrar à esquerda na rua Professora Severina A. Silva, depois à direita na Matos Cardoso, seguindo em sentido único até a Avenida Castelo Branco, a partir de onde a via principal do bairro volta a ser mão-dupla, trecho do posto de gasolina próximo à rua Tito Silva, em Miramar.
O mapa do binário
A Rua Matos Cardoso, bem como a Avenida Delmiro A. Diniz e a Rua Severina A. Silva estão devidamente sinalizadas. Os técnicos das diretorias de Planejamento e Operação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estão ultimando a implantação da sinalização horizontal e vertical, de maneira que o tráfego no binário, que está programado para entrar em operação na próxima quinta-feira, traga segurança para a circulação de veículos e, principalmente, para os pedestres.
Além da sinalização vertical e horizontal, a Rua Matos Cardoso também conta com três redutores de velocidade (lombadas física) e quatro faixas de pedestres, para uma travessia segura no local. A implantação do binário vai beneficiar não apenas os veículos com maior agilidade de tráfego, mas também os pedestres, que na hora de fazer a travessia terão que observar o fluxo de veículos em apenas um sentido, o que oferece menos riscos de acidentes.
Transporte coletivo – Os usuários do transporte coletivo também serão favorecidos pela alteração na circulação implantada pela Semob. Os ônibus chegarão mais rápido aos seus destinos em função do tráfego mais ágil proporcionado pelo binário, com duas faixas seguindo em um único sentido em cada via. Os passageiros devem ficar atentos, pois as paradas existentes no sentido UFPB/Epitácio serão relocadas para a Rua Matos Cardoso, que contará com quatro pontos de parada de ônibus em toda sua extensão.
Panfletos – A equipe de educação para o trânsito da Semob iniciou nesta segunda-feira (16) a distribuição de panfletos informativos aos moradores e motoristas que costumam passar pela área. O panfleto contém um mapa mostrando como ficará a circulação de veículos após a mudança. Nos primeiros dias da mudança, os agentes de mobilidade e educadores estarão no local para orientar a população.
Caminho Livre – O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, Secretaria de Planejamento e Semob, vai beneficiar toda a cidade com investimentos no trânsito e no transporte da Capital. A população perceberá a melhoria com a redução dos engarrafamentos nos horários e locais de maior demanda e concentração de veículos no início da manhã e final da tarde.
Com o avanço gradativo na execução das obras previstas no projeto Caminho Livre, a Prefeitura da Capital está investindo na qualidade de vida das pessoas que diariamente utilizam as ruas e avenidas da cidade para ir aos seus compromissos ou voltar para casa.

Semob altera itinerário da linha 1502 Geisel/Epitácio Pessoa

 A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai alterar, a partir deste sábado (17), o itinerário da linha 1502-Geisel/Epitácio Pessoa. Os dez ônibus que atendem aos usuários desta linha terão a sua rota modificada, ficando da seguinte forma: cinco carros sairão do Geisel, indo para o Alto do Mateus pelo corredor Cruz das Armas, voltando pelo Acesso Oeste até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV).

Outros cinco ônibus farão o itinerário saindo do Geisel, seguindo pelo Acesso Oeste até o Alto do Mateus, sem passar pelo Terminal de Integração. A imagem com o itinerário 2 da nova modificação da linha 1502 – Geisel / Alto do Mateus pode ser vista clicando aqui.

P.S.: Para quem não sabe o que é Semob, aqui vai uma explicação breve: é a STTrans de nome novo.

Ônibus opcionais são trocados por veículos convencionais para melhor atender aos usuários


A partir deste sábado (21), a Superintendência Executiva de
Mobilidade Urbana (Semob) substituirá os ônibus opcionais (micro-ônibus) por veículos convencionais. As trocas vão ocorrer nas linhas 500-Tambaú/Val Paraíso (Transnacional), 600-Bessa Shopping (Reunidas) e A600 Manaíra/Hiper (Reunidas). Saem de circulação sete veículos de menor porte e entram ônibus convencionais, com maior número de lugares. O objetivo da mudança é beneficiar passageiros dessas linhas com veículos maiores e adaptados aos portadores de necessidades
especiais. Com essa substituição, os moradores do Bessa, Tambaú e Manaíra passam a ter mais segurança, conforto e rapidez nas viagens. Além disso, o usuário adquire os mesmos direitos daqueles que utilizam os ônibus convencionais. É que no opcional o usuário pagava à mesma tarifa do convencional, mas não tinha direito aos benefícios como gratuidade aos idosos, veículos com equipamentos para portadores de necessidades especiais e acesso ao Terminal de Integração do Varadouro.
Até então, as linhas saíam da Lagoa e voltavam para os bairros.
Mudanças – As linhas 600 e A600 deverão utilizar a plataforma da linha 601- Bessa, e a 500 a plataforma da linha
510-Tambaú no Terminal de Integração. Os horários dos ônibus nessas linhas foram estendidos até às 21h30. Os veículos opcionais tinham em média 30 assentos, enquanto os convencionais chegam a 54.
Apenas um veículo opcional vai continuar rodando. É o da linha 506 (Mandacaruense) que atende a Comunidade Porto de João Tota (Mandacaru). Nessa área, como as ruas são estreitas, não há tráfego para veículo longo.

Itinerário – O chefe da Divisão do Transporte, Francisco Alcântara, afirmou que os coletivos continuam com o mesmo itinerário e horários. “O que vai mudar é a configuração dos ônibus de opcional para convencionais, com isso, a população só tem a ganhar adquirindo os direitos de gratuidade aos idosos, deficientes, passe estudantil e acesso ao terminal do Varadouro,” explicou.
Micro-ônibus – Com a reestruturação do sistema de transporte público, está prevista a criação de um novo modelo de transporte opcional, baseado na real necessidade dos usuários, tendo em vista que este serviço, pela sua própria característica, estará disponível apenas onde a pesquisa de deslocamento detectar a sua viabilidade.
Atualmente o sistema de transporte de João Pessoa possui 538 ônibus cadastrados, 456 em operação e 196 eficientes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-281-1518; 3218-9330 e 3218-9336, da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.

Em 2011, as linhas 101-Grotão, 202-Geisel/2 de Fevereiro, 301-Mangabeira/Pedro II, 5603-Mangabeira VII/Shopping e 5204-Cristo/Shopping tiveram seus opcionais substituídos por convencionais, mas com televisor.

Em 2002, as linhas 5600-Mangabeira/Shopping, 506-Bairro dos Estados e 5605-Mangabeira/Shopping tiveram seus opcionais substituídos por convencionais, mas com televisor.
Nada mudou nos itinerários e horários de nenhuma delas.

Prefeitura muda trânsito em grande avenida da Capital

 A partir desta quinta-feira (24), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estará proporcionando uma nova opção de deslocamento para os condutores que saem da Zona Sul (Bancários, UFPB e Castelo Branco) com destino à Zona Norte (Tambaú, Manaíra e Bessa). A alternativa será através da avenida Senador Ruy Carneiro com alterações na circulação do tráfego em ruas do bairro do Miramar. Vejam aqui nessa matéria mais informações sobre as mudanças!

As mudanças na circulação de veículos em Miramar fazem parte das intervenções e obras que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está realizando, por meio da Semob, para melhorar a mobilidade e dar mais segurança para os deslocamentos de pedestres e veículos. “Essa é apenas a segunda etapa (considerando a primeira que foi a entrega do binário do Castelo Branco) de um total de quatro intervenções que vão melhorar a acessibilidade de entrada e saída a bairros como Jardim Luna, João Agripino e Brisamar na direção dos bairros como Bancários, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira. Essas quatro etapas combinadas com a implantação do projeto Vias do Atlântico, que será executado pelo Governo do Estado, representará um marco histórico em termos de ligações laterais entre os corredores. Enfim, uma grande realização parcial do projeto caminho livre”, ressaltou o superintendente adjunto da Semob, Paulo Freire.
Rumo à praia – O novo caminho será pela rua Hilda Lucena, cruzando a Epitácio Pessoa, seguindo pela rua Giácomo Porto até a avenida Ruy Carneiro, onde o condutor deverá seguir à direita em direção aos bairros de Tambaú, Manaíra e Bessa. As ruas Antônio Rabelo Júnior e Tito Silva, do trecho que compreende a avenida José Liberato até a Ruy Carneiro, terão os sentidos de circulação invertidos. A parada de ônibus da rua Antônio Rabelo Júnior, próxima ao colégio Motiva, foi deslocada para a rua Giácomo Porto, próxima ao residencial Torre Imperial.
Os veículos que vêm do Castelo Branco em direção a Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro para bairros como Tambaú, Manaíra e Bessa deverão seguir pela rua Hilda Lucena, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, cruzar a avenida Epitácio Pessoa, seguindo pela rua Giácomo Porto até a Ruy Carneiro, entrando à direita em direção à orla e bairros da Zona Norte.
Zona Sul – Já os motoristas que vêm pela Ruy Carneiro no sentido Centro/praia em direção à UFPB ou bairros da Zona Sul (pelo Castelo Branco) deverão entrar na rua Antônio Rabelo Júnior, cruzar a avenida Epitácio Pessoa, seguindo pela rua Tito Silva (que terá o sentido invertido no trecho da Epitácio Pessoa – Praça das Muriçocas) até chegar à avenida Presidente Castelo Branco. Os veículos que circulam pela Epitácio Pessoa indo ao Castelo Branco, UFPB e bairros da Zona Sul, também terão que entrar à direita na Tito Silva (agora com sentido de circulação invertido), até o destino desejado.
Sinalização – Toda a sinalização do trecho foi implantada para que os motoristas não tenham dificuldades durante o período de adaptação com o novo esquema de circulação. Durante os primeiros dias, agentes de mobilidade e equipes de educação para o trânsito da Semob estarão nos locais de mudança no tráfego orientando motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo.
Ação educativa – Uma equipe de educação para mobilidade urbana estará distribuindo panfletos educativos informando sobre as mudanças a partir desta quarta-feira (23) das 11 às 14h e das 17 às 19h. Os educadores estarão nos seguintes pontos: rua Ovídio Mendonça (próximo ao colégio Evolução), avenida Epitácio Pessoa (Colégio Kaíros) e Ruy Carneiro (próximo ao Colégio Motiva).
Transporte coletivo – As linhas de transporte coletivo que circulam em Miramar terão os seus itinerários modificados da seguinte forma:
– Linhas 514, 517, 501, 5206, 5120, 1502, 5110, 5210, 5310 e 5307, no sentido UFPB/Epitácio Pessoa/Centro: Com a mudança seguirão a partir da Praça Tito Silva pela rua Hilda Coutinho Lucena, Epitácio Pessoa, seguindo o itinerário normal.
– Linhas 514, 517, 3510, 1519, 1502, 1510, 2515, 3507 e 501, no sentido inverso: Seguirão a partir da Epitácio Pessoa pela rua Tito Silva, depois itinerário normal.
– Linhas 5600, 5603 e 5605, que operam entre Mangabeira e Shopping Manaíra: Vão seguir pela rua Hilda Coutinho Lucena e logo após o itinerário normal pela Epitácio Pessoa. No sentido inverso, a partir da Epitácio, seguem pelas ruas Giácomo Porto, Otávio Novais e Antônio Rabelo Júnior em direção a Tito Silva.
– Linha 1500/Circular, no sentido Castelo Branco: A partir da Ruy Carneiro segue pela rua Prefeito José Leite, avenida Epitácio Pessoa e rua Tito Silva, depois itinerário normal.
Os horários não serão afetados.
Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob 0800-281-1518.

Bessa terá terminal nesta quinta

 A cidade de João Pessoa ganha, na próxima quinta-feira (31), mais um equipamento que vai facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam ônibus em seus deslocamentos e melhorar, ainda mais, o sistema de transporte da capital. Trata-se do novo terminal do Bessa, localizado na Rua Washington Luis, em frente ao mercado público do bairro. O novo espaço disponibilizado graças a uma parceria público/privada, que envolveu a Prefeitura de João Pessoa e empresas de ônibus da capital, será inaugurado nesta quinta-feira (31), pelo prefeito Luciano Agra e os empresários de transporte da cidade, durante solenidade marcada para começar às 8h.


O novo terminal tem uma estrutura inovadora que inclui, na sua área interna, espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, equipada com bancos de madeira, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para portadores de deficiência, uma lanchonete, guichês, TVs, caixas eletrônicos, além de uma sala de reunião climatizada. Na parte externa, além da sala de fiscalização, há outros dois banheiros. Todo o entorno do terminal é calçado e ele tem ainda um grande jardim que acompanha as duas laterais e a frente, além de uma calçada construída com rampa de acesso para cadeirantes.


“Disponibilizamos neste terminal toda uma infraestrutura necessária para um bom atendimento aos passageiros e uma melhor prestação de serviço na área de transporte público”, afirma o dirigente da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira. O diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, reforça que a construção do terminal é fruto do esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada para melhorar, ainda mais, o sistema de transporte público de João Pessoa. “Com o terminal, os moradores do Bessa e adjacências serão beneficiados não apenas com a disponibilidade de um espaço diferenciado, mas, sobretudo, com novas opções de serviços”, afirma Mário Tourinho.


O novo terminal vai benefeciar, especialmente, os moradores do bairro do Bessa que utilizam, diariamente, as linhas 513 – Tambaú (Reunidas), 601 – Bessa/Manaíra Shopping (Transnacional) e 603 – Bessa/Shopping, além das linhas intermunicipais 5103 Poço e 5104 – Jacaré/Intermares, que circularão de forma integrada. As linhas 601, 603 e 513 operam, respectivamente, com 8, 6 e 7 veículos cada uma. Os usuários que quiserem ir a João Pessoa podem integrar sem pagar a segunda passagem.
As duas linhas deixam de circular na avenida Epitácio Pessoa e no Centro, com isso chegam ao terminal, deixam os usuários e voltam para Cabedelo, sem precisar ir ao terminal do Varadouro.

Semob altera itinerário das linhas 507A e I007 que atendem Cabo Branco, Penha e Jacarapé

 A Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob) alterou a linha 507A-Cabo Branco/Penha, que passou a atender o bairro da Penha. Com a mudança no itinerário, os passageiros com destino a Jacarapé, Boate da Caixa e Cidade Recreio terão que utilizar os veículos das linhas 401 (Altiplano-Beira Rio), 520 (Altiplano/Epitácio Pessoa) e 507 (Cabo Branco – via Estação Ciência), fazendo a integração com a linha I007-Integração. Saibam mais sobre as alterações!

Com a mudança, a linha I007 opera com um veículo via Cidade Recreio, Seixas, Penha, Estação Ciência; e outro veículo operando via Boate da Caixa, Estação Ciência, Vila dos Pescadores e Jacarapé. Já os horários das 5h50, 6h30, 19h30 e 21h, via Jacarapé, continuarão sendo operados pela linha 507A. A linha 507 (Cabo Branco), na viagem prevista para as 22h30, continuará seguindo até a Penha, via Cidade Recreio e Boate da Caixa.

As mudanças foram feitas após solicitação dos usuários das comunidades atendidas por essas linhas, em reunião com a Diretoria de Planejamento da Semob e a Divisão de Ônibus, com o objetivo de prestar um melhor serviço às comunidades atendidas por essas linhas. Para o chefe da Dion, Francisco Alcântara, a mudança vai proporcionar aos passageiros dessas áreas um melhor atendimento e regularidade nos horários.
 Confira abaixo a tabela com os horários das linhas:

I007 – CIDADE RECREIO
I007 – JACARAPÉ
TB 401
IDA
VOLTA
João Cirilo
TB 401
Jacarapé
Cidade Recreio
João Cirilo
Penha
Girador Cehap
Boate da Caixa
Seixas
Seixas
Estação Ciências
Girador Cehap
Penha
Vila dos Pescadores
Cidade Recreio
Estação Ciências
Jacarapé
João Cirilo
TB 401
TB 401
DIAS ÚTEIS
SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS
HORÁRIOS
DESTINO
HORÁRIOS
DESTINO
06:00h
Cidade Recreio
07:35h
Cidade Recreio e
Jacarapé
06:30h
Jacarapé
08:45h
Cidade Recreio e
Jacarapé
07:00h
Cidade Recreio
09:55h
Cidade Recreio e
Jacarapé
07:35h
Jacarapé
12:00h
Cidade Recreio e
Jacarapé
08:10h
Cidade Recreio
13:15h
Cidade Recreio e
Jacarapé
08:45h
Jacarapé
14:30h
Cidade Recreio e
Jacarapé
09:55h
Cidade Recreio
15:45h
Cidade Recreio e
Jacarapé
10:20h
Jacarapé
17:00h
Cidade Recreio e
Jacarapé
11:30h
Cidade Recreio
12:00h
Jacarapé
12:30h
Cidade Recreio
13:00h
Jacarapé
14:05h
Cidade Recreio
14:40h
Jacarapé
15:50h
Cidade Recreio
16:20h
Jacarapé
17:00h
Cidade Recreio
17:30h
Jacarapé
Em Jacarapé, diariamente, há ainda os horários:
05:50h
Realizado pela Linha 507 Cabo Branco
06:30h
Realizado pela Linha 507 Cabo Branco
18:20h
Realizado pela Linha 520 Altiplano
19:30h
Realizado pela Linha 507 A – Cabo Branco/Penha

Semob implanta binário para dar maior fluidez ao trânsito no Castelo Branco

O Projeto Caminho Livre da Prefeitura Municipal de João Pessoa  (PMJP)  continua sendo executado em vários pontos da cidade. A partir da pró...