O trânsito no bairro dos Bancários, em João Pessoa, passará por mudanças no próximo ano para desafogar o fluxo de veículos nas ruas e avenidas que cortam aquele bairro. Para isso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) planeja modificar o sentido das avenidas e também o local do terminal de ônibus, localizado no bairro Jardim Cidade Universitária. O anúncio foi feito ontem pela manhã pelo superintendente da Semob, Roberto Pinto, durante a solenidade de entrega de 35 novos ônibus para renovação da frota da capital.
Segundo Roberto Pinto, com a presença de fiscais da Superintendência, estudos têm sido realizados nas avenidas dos bairros para ver possíveis mudanças nos trajetos de trânsito e de local do terminal de ônibus, por onde passam, por exemplo, as linhas 5310 e 3510. Entretanto, não há previsão para que as modificações sejam efetivadas. “Com a chegada do Mangabeira Shopping no dia 30, mas também a chegada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Mangabeira, a Semob está realizando um estudo para fazer um deslocamento do terminal do Bancários para andar mais um pouco, como também aumentar a frota em operação. Mas isso ainda está em estudo”, declarou.
Atualmente, algumas avenidas do Cidade Universitária sofreram mudanças no sentido das ruas, como a Paulino dos Santos Coelho, próximo à Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). “Está tudo num pacote de estudos. Com a implantação do novo viaduto na Cehap, o sistema de transporte sofreu uma modificação temporária, mas (a mudança) vai abranger toda aquela área, que é uma área nova em desenvolvimento e crescimento. Com a determinação da Semob, também as empresas de coletivos vão cumprir e aumentar a frota de ônibus naquele setor”, confirma.
O crescimento da população dos bairros dos Bancários e Cidade Universitária é um dos motivos para que hajam alterações nos itinerários dos coletivos, também.
“Toda vez que há um aumento de população, a Semob faz um estudo para criar novas rotas. Por exemplo, a rota das linhas 5605 deverá sofrer mudanças para passar por dentro do bairro e ir direto ao shopping, mas isso ainda é algo que estamos estudando”, informou o superintendente.
Moradora do Cidade Universitária, a dona de casa Maria Bernadete de Lourdes teme a mudança do terminal. “Vai complicar, porque essa área daqui é a mais central de toda a Cidade Universitária. Para a gente daqui esse é o melhor local”, afirmou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário